segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Custos do ICP

Nenhum valor é cobrado para a participação no ICP.
Entretanto, fica por conta do candidato pagar:

1. Assessment Fee
2. Passagem Aérea
3. Visto J-1
4. Seguro Saúde
5. Antecedentes Criminais
6. Outros Gastos


1. Assessment Fee
É uma taxa que, assim que aceita a oferta de trabalho, o candidato deve pagar com cartão de crédito internacional. Sem efetuar o pagamento, é como se você não tivesse aceito fazer parte do ICP.
O pagamento é realizado diretamente pra Disney, que reverte pro housing.
Então ela acaba servindo pra custear manutenção do apartamento, as festas que o housing organiza etc.
Desde meados de 2014 a Disney mudou um pouco o esquema do assessment.
Agora, o candidato tem que pagar 200 dólares de housing (que corresponde ao condomínio das primeiras semanas), além do valor do assessment.
Atualmente isso dá $150,00 (assessment) + $200,00 (housing) + $4,50 (taxa)
Total: $354,50

2. Passagem Aérea
Cabe a cada um optar se irá apenas para o programa, ou se fará Grace Period.
Pode ser comprada com o STB ou não. Se você for agraciado com milhas, pode usar à vontade.
No meu caso:
Comprei as passagens do ICP com o STB para as datas do meu programa apenas (19/11/2013 - 31/01/2014).
Saiu $922,00 + taxas (voo direto da TAM).
As passagens costumam sair em torno de mil dólares.


3. Visto J1
$35,00 (taxa sevis) + $160,00 (taxa de emissão)
Total: $195,00


4. Seguro Saúde
Diferente do que acontecia antigamente, a Disney não exige mais que o candidato faça um seguro oferecido por eles. Entretanto, devem ser observados os pré-requisitos exigidos pelo governo americano para todos aqueles que entram no país com o visto J1.
O seguro deve cobrir o tempo inteiro que você estiver nos EUA (e não apenas o período do programa).


5. Antecedentes Criminais
A Disney exige que o STB contrate uma empresa para verificar os antecedentes criminais.
O STB, por sua vez, disponibiliza um boleto, de pagamento obrigatório para os que irão trabalhar na Disney, no valor de R$25,00.


6. Outros Gastos
6.1. No meu ano, o STB explicou na info session que é extremamente importante ter um seguro bom durante o programa, porque qualquer gasto médico nos eua é caríssimo (e é mesmo).
Eles falaram que o seguro obrigatório da Disney não era tão bom, e ofereceram o deles (ISIS). Falam muito bem do ISIS, o problema é que é super caro, então não fechei porque não pude.
No entanto, o candidato pode fechar mais algum seguro além do da Disney, se sentir melhor (também ouvi falarem muito bem do seguro da Porto e da Assist-Card - fechei esse ultimo, mas não precisei usar, de modo que o que eu sei é pelo que me disseram).

6.2. É importante levar um dinheirinho para os primeiros gastos lá, principalmente para os gastos com a casa (compra de produtos de limpeza, comida etc).
Fora isso, na primeira semana lá você não recebe valor algum (o pagamento é feito sempre na quinta-feira seguinte à semana trabalhada). Na segunda semana, o valor do paycheck ainda é baixo (corresponde ao paycheck da primeira semana no programa, que tem palestras e pouquissima hora trabalhada). Ou seja, nas duas primeiras semanas o valor do salário não vai te manter lá. Por isso esse dinheiro complementar também é importante. 
O ideal é levar por volta de 500/600 dólares.



Notem que praticamente todos os valores são em dólar (assessment, visto, seguro e até a passagem).
Portanto, o valor variará de acordo com a cotação de quando vocês forem fechando cada uma dessas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário